Este tema é frequentemente motivo de dúvida e confusão de muitos, mas vamos tentar esclarecer e apontar as distinções entre ativo financeiro e real.
Ativo Real é bem tangível que possui valor inerente às suas características físicas. Exemplos disso são terras, construções, imóveis, commodities, fábricas e ativos de infraestrutura.
Destaca-se que estes também são investimentos e muitos investidores têm colhido os lucros e sofrido as perdas que acompanham este tipo de ativo. A história da crise do subprime nos EUA em 2008 é um exemplo que estes ativos também oferecem riscos.
No Brasil, em função do controle mais rígido, não sentimos o efeito dessa bolha do mercado imobiliário na mesma intensidade que outros países.
Como acontece com todos os ativos, a estrutura desses mercados, a natureza da infraestrutura e a qualidade da informação disponível para validar suas apreciações variam significativamente de acordo com sua localidade.
De forma geral, ativos reais possuem valores intrínsecos por si só e não dependem de trocas para terem valor.
Há que se pensar que existe correlação entre um tipo de ativo e outro, pois à medida que as empresas iniciam esse processo, a aquisição de ativos reais, o seu armazenamento, gestão e implantação requerem um compromisso de médio e longo prazo fornecido pela captação de capital sob a forma de ativos financeiros - empréstimos, títulos, ações etc. - até o momento em que os produtos são distribuídos, os lucros realizados e os donos dos ativos financeiros compensados.
Ativos Financeiros se referem aos instrumentos que possuem crédito financeiro sobre ativos reais subjacentes. De forma simplificada, os ativos financeiros são aqueles que apenas são negociados no mercado financeiro sendo conhecidos como “Ativos de Papel”.
Há vários tipos de ativos financeiros, mas apenas para ilustrar alguns exemplos mais comuns no nosso mercado, eles são: ações, contrato de futuros, mercado a termo, moedas e câmbio, mercado de opções, títulos públicos, títulos privados e commodities.
De forma geral e mais intuitiva para aqueles que não estão acostumados com economês, ativos financeiros são valores colocados em depósitos bancários e instrumentos patrimoniais de outras entidades que garantem ao portador o recebimento de dinheiro ou de outro ativo.