Já se perguntou se, na sua idade, seria a hora certa para começar a investir? Se tem menos de 30, provavelmente, acha que é muito cedo, pois tem uma vida inteira pela frente. Se já está com mais de 50, a expectativa da segurança financeira já está encaminhada ou já bateu o desespero que a vida passou rápido demais!
Não se preocupe, pois você não está só. A maioria dos adultos nunca pensaram sobre seu futuro financeiro até que esse dia chegou e percebeu que não sobrou reservas. Diz o ditado que só se colhe o que se planta. Então, se não “plantou” reservas no passado, não há o que “colher”.
Mas, realmente, existe um tempo certo para começar a investir? Educadores financeiros aconselham que quanto mais cedo, melhor. Contudo, se não é o seu caso, o ideal é antes tarde do que nunca!
Onde Estou?
Geralmente, pessoas depois dos 40 começam a ficar preocupadas com o destino financeiro de suas vidas, pois já possuem uma visão mais clara do mundo e da dificuldade que a realidade impõe a todos: viver é bom, mas não é simples.
Independente da fase da vida em que nos encontramos, saber exatamente em que nível está nossa vida financeira é fundamental. Esse é um fato que o filósofo Sêneca nos ensinou há 2.000 anos.
"Não há vento favorável para quem não sabe aonde quer chegar"
Sêneca Tweet
Geralmente, pessoas depois dos 40 começam a ficar preocupadas com o destino financeiro de suas vidas, pois já possuem uma visão mais clara do mundo e da dificuldade que a realidade impõe a todos: viver é bom, mas não é simples e custa caro.
Não tenha medo de fazer uma “radiografia” da situação financeira. Faça um levantamento de todas — isso mesmo, todas — as despesas, inclusive daquelas que parecem sem importância. Uma pequena sangria tomba um elefante. Pense nisso! Da mesma forma, suas receitas devem refletir o que entra no sua conta bancária. Há pessoas que anotam a renda bruta, mas essa não é quantia que fica disponível para pagar suas dívidas. A renda líquida é mais apropriada para esse propósito.
Você pode ter uma grata surpresa e encontrar um bicho menos feroz que imagina. Se não for o caso, melhor saber a real situação para poder agir logo, não é mesmo? Nos dois casos, melhor manter um diagnóstico real da sua saúde financeira e buscar o remédio eficiente.
Aqui no site Agora VAI, no menu ferramentas, há uma planilha perfeita para iniciar o seu orçamento pessoal e familiar. O melhor de tudo, é grátis.
Aonde Quero Chegar?
Já sabemos onde estamos e detectamos os pontos-chave que podemos ou devemos mudar para modificar a situação financeira atual. Contudo, retomando Sêneca, a possibilidade de sucesso é maior se formos específicos ao traçar a rota a seguir.
É uma boa ideia pensar em objetivos grandes, mas com uma série de pequenas conquistas que mostram o quanto progredimos e o quanto ainda falta para a realização completa do objetivo.
Por exemplo, a meta é alcançar 1 milhão de reais. Suponhamos que temos 1O mil hoje. As pequenas conquistas poderiam ser 50 mil, 100 mil, 200 mil e ir de 100 em 100 até alcançar 1 milhão. Lembre-se que esse plano é individual e está relacionado às suas possibilidades e desejos, portanto planeje metas que sejam possíveis. Isso nos mantém motivados e focados no objetivo final.
Os Outros são os Outros!
Evite comparações, pois elas não servem para nada. Comparar-se com amigos ou familiares mais bem-sucedidos que você é uma péssima ideia. Isso só desperta um sentimento de impotência e de desânimo que lhe turvará a visão e o impedirá de achar seu próprio caminho.
Há um ditado da língua inglesa que diz “put yourself in someone’s shoes” que traduzimos como colocar-se no lugar dos outros. Mas, acho que “calçar o sapato dos outros” dá a clara sensação de saber onde o calo aperta, concorda? Essa sensação é pessoal e intransferível e, por isso, não dá para fazer comparações da minha vida e das minhas soluções com a dos outros.
Com isso, não quero dizer que não podemos ter modelos de vida de pessoas bem-sucedidas. Devemos nos orientar por onde esses bem aventurados já passaram, mas o caminho deve ser trilhado respeitando sua individualidade. Afinal, você é único!
O melhor lugar para começar é ...
Se está endividado ou com alguma poupança, se é jovem ou velho não faz a menor diferença. O melhor lugar do mundo é aqui. A melhor hora para começar é agora.
Mantenha as coisas simples! Se a situação ficar complexa, procure ajuda de profissionais para lhe orientar e mostrar algumas ferramentas e truques que você ainda não conhece. Lembre-se que ninguém é uma ilha. Não se isole, há inúmeras pessoas que podem ajudar.
Ao iniciar os passos dessa mudança de atitude que o manterá com foco no seu destino, tenha certeza que chegar lá é uma satisfação indescritível. Embora, o caminho seja longo e — de vez em quando — tortuoso, há vários pontos de parada que lhe darão a certeza de que está no caminho certo e de que a vista vale a pena ser apreciada.